26 abril 2007

Shallow... Quem, eu?!

(Escrito com um grande pote de café à frente, à espera que o neurónio despertador me diga que afinal o dia já começou).
Há tempos alguém me dizia que séries como a Anatomia de Grey são como novelas... Serão?
A minha primeira reacção é puro repúdio - não gosto de novelas (são assim, tipo, shallow, percebem?). Mas a verdade é que ontem estava a ver um episódio (God bless the DVD) e a fazer um up-date ao outro espectador e era qualquer coisa como: "Tás a ver, afinal este é o gajo que andou metido com a mulher do McBrasa...", "Ah!, estes os dois deciram dar umas voltas juntos já que como namoro aquilo parecia não funcionar...", etc.
Mas a verdade é que, parece-me, é diferente. No Ipisilon da semana passada falava-se deste novo "fenómeno" das séries e um dos motivos apontados para sucesso é a maneira como as personagens são tão desenvolvidas a nível emocional, o que prende o espectador. Isso não acontece nas novelas... Pois não? É que honestamente é coisa que eu não vejo, por isso se as séries foram a reboque de uma qualquer fórmula mágica de novelas, eu não dei conta. Pelo que vou ouvindo, não me parece que a relação da Floriseca com a mãe árvore tenha muito de passive agressive... A não ser, claro, na versão Gato Fedorento, quando a "mãe" lhe atira com um ramo para cima...
Enfim... Séries... Serão ou não novelas disfarçadas, de forma a que os armados em intelectuais que as consideram shallow - como eu!!! - tenham também o seu ópio do povo?

3 feedbacks:

João Cão disse...

personagens desenvolvidas e' verdade, com problemas verdadeiros e tudo..

mas pergunto-me, sera' que vao a algum lado? ou e' so' para saber onde e' que aquele rapaz que esta tao confuso neste novo emprego no hospital se vai conseguir comprar a escova de dentes para a namorada..

a's tantas as vidas destas personagens sao TAO reais, e' que sao mmo bem pensadas e mesmo reais e intensas (e nao e' ironia), que me pergunto porque nao estou la fora e continuo em frente ao ecra...

somos voyeurs, nao?
tipo grande hermano, non?

sera' k temos medo de ir la p fora?

jus!!
cao

a miúda disse...

prendem-nos porque gostamos de nos rever naqueles pequenos (e grandes) problemas... A questão é que apesar de tudo tudo acaba em bem no fim da série... A não ser que enrolem tanto que o financiamento acabe a meio!
:)
I'm a confessed addict of series!!
I need therapy!!!
:)

M disse...

Hum... Uma terapia tipo agarrada ao sofá o dia todo a ver.... uma série?! :D

Pois, acho que é isso, demasiado reais, demasiado parecidas connosco,... Demasiado bom ficar a ver quando pura e simplesmente não queremos pensar na vida que está lá fora.