12 março 2007

Life, interrupted (?)

http://www.mcescher.com/

Escolhi este quadro fantástico de MCEscher para ilustrar este post, porque se trata basicamente de uma reflexão sobre a vida e de como considero que ela é como uma mão que se desenha a si própria. Ou, com menos lirismo e mais sabedoria "A sorte, somos nós que a fazemos", entre aspas porque, não deixando de ser quase um lugar comum, para mim esta é a "citação do meu avô". Confesso que só a percebi quando já era tarde demais para lhe dar razão - coisas da idade.

E é precisamente de coisas da idade que se trata. Ao longo de quase toda a nossa vida, sentimo-nos confortavelmente balizados pelas circunstâncias semelhantes daqueles que nos rodeiam. Os que estão ao nosso lado são aqueles que, como nós, estudam no mesmo liceu / faculdade, trabalham na mesma profissão / espaço, etc... Não tendo grande consciência do facto, é isso que nos permite ter um sentimento de pertença e, acima de tudo, é o que nos permite partilhar.

Há no entanto opções de vida que, ao afastar-nos da trajectória comum, nos fazem saltar do eixo da normalidade. E é nesta fase que estes pensamentos nos assaltam. E assombram. Dos amigos que "seguiram em frente" ouvimos as queixas do cansaço do trabalho, o elogio à boa vida de estudante, as compras que fazem com a folga que só um ordenado permite, as viagens que planeiam, as férias que fizeram, as borgas que a liberdade daqueles que não estão já agrilhoados aos livros podem fazer. E sentimo-nos parados ou, pior ainda, a voltar para trás.

"Já sabias que ia ser assim." "Deixa lá, mais tarde tens uma vida melhor que nós" "Tens que saber esperar". São estas as frases de consolo no retorno do queixume. Numa sociedade onde o aqui e o agora são tudo o que interessa, onde o saudoso carpe diem se tornou num modo de vida longe da filosofia original, onde o pagar a pronto é costume arcaico e se opta pelo crédito, as apostas a longo prazo tornam-se uma opção de loucos corajosos. Verdade e Consequência.


verdade
substantivo feminino
1.
conformidade entre o pensamento ou a sua expressão e o objecto de pensamento;


consequência
substantivo feminino
1.
resultado natural, provável ou forçoso de um facto; efeito;

Para eles, são as consequências. Para nós, a verdade. E há, claro, sacrifício.

sacrifício
substantivo masculino
1.
acto ou efeito de sacrificar; imolação;

3.
abandono voluntário de algo precioso; renúncia;
4.
aquilo que é sacrificado;
5.
privações a que alguém se sujeita em benefício de outrem;
6.
sofrimento; custo; esforço;

(http://www.portoeditora.pt/dol/)


Preço a pagar, em suma. Alto? Tem dias. Tudo depende do prazer que se tira daquilo se faz. Tenho a sorte de, no meu caso, ser muito. Mas há dias em que a química neuronal nos prega partidas e em que o sacrifício, bom grado poder fazê-lo, é um fardo mais pesado.

Prós e contras. Verdade e consequência. Hotellounge e Hey jude. Porque para cada momento, bom ou mau, há uma banda sonora.

Hotellounge (Be The Death Of Me)


>"this elevator only takes one down", she said
"this place, this hotel lounge, it's my daily bread, but I'm underfed"
He asked, "are you living in the night?
Cause I can tell you have a lousy imagination
And as a matter of speaking I hate this situation
But it happens to be one of my pickin'"

Cause it's so hard, to keep the dream alive
Cause if it all comes down to this, how will

You move me, you move me, you move me round and round, I guess
Take it back your analogue, it's on the other side of this
You move me, you move me, you move me round and round, I guess
Take it back your analogue, it's on the other side of this

Cause if it all comes down to this, how will

And then she said, "and have another cigarette"
I tend to forget
And hoisted the flag but it keeps hanging down

"you know this place, this hotel lounge
It's my life, it's my choice
And I'm in love with ricky lee jones' voice"

Cause it's so hard to keep the dream alive
And if it all comes down to this, how will

You move me, you move me, you move me round and round, I guess
Take it back your analogue, it's on the other side of this
You move me, you move me, you move me round and round, I guess
Take it back your analogue, it's on the other side of this
You move me, you move me, you move me round and round, I guess
Take it back your analogue, it's on the other side of this
You move me, you move me, you move me round and round, I guess
Take it back your analogue, it's on the other side of this
You move me, you move me, you move me round and round, I guess
Take it back your analogue, it's on the other side of this
And if it all comes down to this

"this elevator only takes one down", she said, "this place in this same hotel"

Do you see that man in the left-hand corner
Do you see that woman their love-story's famous

Hey Jude

(Lennon-McCartney)





Hey, Jude, don't make it bad
Take a sad song and make it better
Remember to let her into your heart
Then you can start to make it better

Hey, Jude, don't be afraid
You were made to go out and get her
The minute you let her under your skin
Then you begin to make it better.

And any time you feel the pain, hey, Jude, refrain
Don't carry the world upon your shoulders
Well don't you know that its a fool who plays it cool
By making his world a little colder

Hey, Jude! Don't let her down
You have found her, now go and get her
Remember, to let her into your heart
Then you can start to make it better.

So let it out and let it in, hey, Jude, begin
You're waiting for someone to perform with
And don't you know that it's just you, hey, Jude,
You'll do, the movement you need is on your shoulder

Hey, Jude, don't make it bad
Take a sad song and make it better
Remember to let her into your heart
Then you can start to make it better




--------------------------------------------------------------------------------

3 feedbacks:

Anónimo disse...

Quando sais do eixo do normalidade acabas por ter de enfrentar a tua própria realidade. Quando não tens balizas tu começas a ser a tua própria baliza. Vais-te aproximando da sabedoria assim. Quanto a escolha que fizemos, é a melhor que podíamos ter feito . Não estavas a acreditar que será fácil?
A vida nunca foi fácil, nunca vai o ser! Força! Estamos todos na mesma merda e vamos nos ajudar uns os outros a sobreviver isso!

M disse...

:)

Citando o meu velho "amigo" Mark Lanegan, "Life ain't hard, it's just not easy".

João Cão disse...

Fantastico! A partilha e' o bem maior, tu conheces-me nao preciso de falar muito... nao acredito no sacrificio :)
adoro ler-te! e' importante para mim a nossa sintonia nos temas de blogagem.. e's uma grande inspracao e nao so para mim, e o que carregas no estomago nao e' fel mas uma bela certeza de quem e's!!
(e' verdade, dormi 2 horas outra vez :))

continua a blogar aqui nunca estas sozinha!!
beijos e ate' ja'